Miopia

O que é?

A miopia é um erro refrativo que ocorre quando o olho é mais longo do que o normal, o que faz com que os raios de luz sejam focados muito antes da retina. É uma condição herdada, e geralmente é descoberta na idade de oito a doze anos. Durante a adolescência, quando o corpo está crescendo rapidamente, a miopia tende a aumentar. Mais tarde, entre os 20 e 40 anos, há pouca alteração.

Para uma pessoa míope, objetos próximos são nítidos, mas ficam embaçados e difíceis de distinguir. Estima-se que mais de 25% dos adultos no mundo todo são míopes.

O que causa a miopia?

Muitas têm sido as explicações dadas pelos especialistas sobre as causas da miopia. Alguns especialistas argumentam que o estado refrativo é geneticamente determinado, outros são da opinião que a miopia surge por causas ambientais. Parece provável que a miopia seja o resultado de uma combinação dos diversos fatores. Exames feitos somente por um profissional especializado podem comprovar, por exemplo, que a visão turva, o pestanejar constante, as dores de cabeça e a tensão ocular são mesmo os sintomas da disfunção.

Um caso particular de miopia devida a uma alteração do índice de refração, é aquela que surge em pessoas idosas, nomeadamente quando o índice de refração no núcleo do cristalino faz aumentar o seu poder refrativo causando a miopia. Trata-se de um caso de catarata incipiente em que o cristalino ainda se mantém e causa um embaçamento da visão para longe e melhorando a visão de perto no idoso.

Qual é a progressão da miopia?

A miopia raramente existe ao nascer, sendo mais normal que a criança nasça com algum grau de hipermetropia que diminui nos anos seguintes. Posteriormente a miopia pode continuar a progredir até aos 20 a 25 anos. Em outros casos, a miopia surge já depois dos 20 anos, mas geralmente não tem caráter tão progressivo.

No entanto, o indivíduo tem que se confrontar, adaptar e desenvolver estratégias para se adaptar a esta nova realidade. Assim, as ajudas técnicas desenvolvidas atualmente minimizam as dificuldades, promovendo uma melhor adaptação e qualidade de vida. Dependendo da gravidade do caso, os erros de visão podem ser resolvidos mediante o uso de óculos ou lentes de contato, sempre com a indicação de um médico oftalmologista.

Podemos impedir ou retardar a progressão da miopia?

Existem várias propostas para impedir ou retardar a progressão da miopia e, embora os resultados dos estudos efetuados sobre este tema não sejam conclusivos, podem-se estabelecer alguns princípios que ajudam, pelo menos, a retardar essa progressão como:

  • Manter bons hábitos de higiene visual;
  • Evitar a aproximação excessiva da criança do que escreve ou lê;
  • A leitura deve ser feita num plano ligeiramente inclinado, a uns 40 cm de distância.
  • Não ficar muito próximo à televisão, vídeo games ou computador;
  • Boa iluminação e postura correta nas atividades do dia-adia como estudo e uso do computador;
  • Em casos em que é exigido uma leitura ou estudo por muito tempo seguido, devem-se fazer pausas frequentes;
  • Praticar atividades ao ar livre – é comum nas crianças com predisposição para a miopia a preferência por atividades de interior ou jogos calmos;
  • Manter uma alimentação equilibrada;
  • E como é evidente, é imprescindível um exame visual periódico feito por um profissional.